Há uma parcela dos empreendedores de pequenos negócios que acredita ser mais
barato vender apenas pela internet. Muita calma nessa hora! Em primeiro lugar é
necessário planejamento, não inicie baseado no “fazejamento”. Buscando
informações você vai descobrir coisas importantes como o fato de existirem 3
milhões de domínios registrados no Brasil e muitos deles vendem o que você quer
vender.
E-commerce não é algo que você vai monitorar de casa após a novela. É como
uma filial, dá trabalho e precisa de uma equipe. Um carrinho de pipocas
abandonado na praça não vende sozinho.
Um dos motivos do mito de “ser mais barato” é que não será necessário um
ponto comercial caríssimo no calçadão, nem investimento suntuoso em layout,
móveis e uma belíssima fachada. Porém como você vai ser visto, reconhecido e
comprado dentre tantos sites? São necessárias ações que coloquem seu e-commerce
em evidência e isto não custa barato.
O investimento logístico deve garantir que os produtos cheguem de forma
rápida e dentro do prazo estipulado. Por natureza o internauta não gosta de
esperar e o prazo de entrega é fator excludente. Rastreamento e respostas
rápidas ao consumidor constroem confiança e credibilidade.
Você pintaria pessoalmente a fachada da sua loja ou montaria sozinho os
móveis? Como seria o resultado disso? Contrate profissionais para desenvolver
seu e-commerce. O seu sobrinho que “mexe no computador” pode não ser a pessoa
mais indicada para cuidar da imagem do seu negócio na internet. Um site com
aparência ruim ou com fotos de péssima resolução terá dificuldades no mercado.
As informações devem ser claras e encontradas com facilidade. Detalhamento de
produtos e serviços ajuda a vender.
Não trave batalha com os grandes! Encontre seu nicho ou subnicho de mercado e
especialize-se. Os grandes por um lado tem poder de barganha, mas por outro não
querem atuar somente num subnicho. Você pode oferecer um atendimento
diferenciado, coisa que os grandes tem mais dificuldade de oferecer.
Destaque-se!
Por fim, contrate uma empresa de certificação digital. Assim como você, as
pessoas não gostam de digitar o CPF ou o número de cartão de crédito em sites
que não são seguros. Este é fator determinante na hora da compra e pode decretar
o insucesso do seu negócio digital.
Estas etapas representam o início de uma estratégia digital. É só o começo!
Fonte: Beco com Saída
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