quarta-feira, 6 de março de 2013

Quatro dicas do fundador da Wizard para aumentar a sua presença online


O curitibano Carlos Martins é conhecido no mundo do empreendedorismo pela sua trajetória com a rede de escolas de idiomas Wizard. O negócio começou em 1987, com aulas de inglês ministradas na sala de sua casa, em Campinas, e hoje é uma rede com mais de 1,3 mil unidades espalhadas pelo mundo. Além disso, Martins transformou seu negócio em uma holding com dez marcas na área de educação, o Grupo Multi, que reúne as franquias de redes como Yágizi e Skill.
Além do sucesso no mundo das franquias, Martins se prepara para ampliar a sua presença online. Ele acaba de lançar o blogwww.carloswmartins.com, em que promete fazer atualizações diárias com temas ligados a empreendedorismo e educação. Autor de dois livros motivacionais, ele também vai  dar dicas para quem quer alcançar o sucesso profissional e financeiro.
Martins se considera uma pessoa 100% conectada e diz que gosta de acompanhar os canais online pessoalmente – além do blog, ele tem contas no Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn.“Isso é bastante facilitado graças à tecnologia. Leio e respondo e-mails a qualquer hora pelo smartphone ou tablet”, afirma. Apesar das viagens constantes – ele já visitou 41 países -, o empreendedor afirma que não consegue ir dormir sem antes esvaziar a caixa de e-mails.
Veja abaixo as dicas de Martins para o empreendedor que quer ampliar a sua presença online:
1)  O mundo virtual, por meio das redes sociais e dos blogs, tornou-se um importante canal de comunicação, formando uma rede de relacionamento direto entre a empresa e seus consumidores, o escritor e o leitor. Ficar de fora delas é deixar de lado opiniões importantes, do mundo inteiro, que podem colaborar para o crescimento de uma empresa, de um produto ou de um conceito que se propõe a construir.
2) Um detalhe importante é planejar a produção de conteúdo que explore ao máximo cada ferramenta das redes sociais, como textos, fotos, vídeos, notas e aplicativos para que o perfil não se torne monótono e irrelevante.
3) Sempre responda ao seu leitor e aceite as críticas, afinal, a partir do momento em que você está exposto ao mundo virtual, você precisa estar pronto emocionalmente para receber elogios e críticas também.
4)  Use  a ferramenta de maneira estratégica e faça um trabalho para integrá-la a todos os outros canais. Por exemplo: divulgar o blog no Facebook, no Twitter e em outros blogs. A tendência mundial aponta para a comunicação no meio digital, quem estiver fora deste cenário estará perdendo um oportunidade valiosa de contato com seu público-alvo.

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